ALMG - SOU MINAS DEMAIS

Notícias

Denúncia aponta que Vale usa funcionários para apoiar trabalho dos Bombeiros em Brumadinho

Por Com informações do TRT-MG, 11/07/2019 às 07:11
atualizado em: 11/07/2019 às 11:17

Texto:

Foto: Bombeiros - Foto DANIEL OLIVEIRAFOTOARENAESTADÃO CONTEÚDO
Bombeiros - Foto DANIEL OLIVEIRAFOTOARENAESTADÃO CONTEÚDO

Uma denúncia de que a Vale estaria utilizando trabalhadores diretos e terceirizados no apoio ao trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros de busca e resgate de corpos das vítimas em Brumadinho fez com que a juíza da 5ª Vara do Trabalho de Betim, Renata Lopes Vale, realizasse audiência na tarde de terça-feira (9).

A audiência reuniu representantes da mineradora e de vários sindicatos de categorias de trabalhadores vítimas da tragédia que, em conjunto, ajuizaram ação civil pública contra a empresa.

Até que haja negociação entre as partes para suspender as atividades penosas e insalubres a que estão submetidos os trabalhadores no apoio ao trabalho de busca e resgate de corpos, o advogado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração de Ferro e Metais Básicos de Brumadinho e Região formalizou proposta emergencial para a Vale que, entre outros pontos, garante a esses trabalhadores as mesmas condições de trabalho dos bombeiros: programa de vacinação, descontaminação, ciclos de descanso e alimentação. A empresa tem até a próxima quarta-feira (17) para se manifestar sobre a proposta.

Durante a audiência, os representantes da Vale concordaram em retirar da chamada “zona quente” os trabalhadores diretos e terceirizados sobreviventes à tragédia. Aqueles que quiserem continuar atuando no trabalho de resgate de vítimas deverão passar ainda por avaliação médica.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Goleiro Bruno Fernandes deixa prisão em Varginha e vai para o regime semiaberto domiciliar: https://t.co/FTL8ueJqQU https://t.co/lrbBBhrago

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Ele deverá trabalhar durante o dia e retornar para casa à noite. Bruno também está proibido de sair de casa entre 20h e 6h, além de frequentar bares e boates.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Desgaste causado pelo clássico na última quarta (17) contra o Cruzeiro, que eliminou o clube da Copa do Brasil, é o que mais preocupa Rodrigo Santana para escalar os melhores...

    Acessar Link