Notícias

Denúncia aponta que Vale usa funcionários para apoiar trabalho dos Bombeiros em Brumadinho

Por Com informações do TRT-MG, 11/07/2019 às 07:11
atualizado em: 11/07/2019 às 11:17

Texto:

Foto: Bombeiros - Foto DANIEL OLIVEIRAFOTOARENAESTADÃO CONTEÚDO
Bombeiros - Foto DANIEL OLIVEIRAFOTOARENAESTADÃO CONTEÚDO

Uma denúncia de que a Vale estaria utilizando trabalhadores diretos e terceirizados no apoio ao trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros de busca e resgate de corpos das vítimas em Brumadinho fez com que a juíza da 5ª Vara do Trabalho de Betim, Renata Lopes Vale, realizasse audiência na tarde de terça-feira (9).

A audiência reuniu representantes da mineradora e de vários sindicatos de categorias de trabalhadores vítimas da tragédia que, em conjunto, ajuizaram ação civil pública contra a empresa.

Até que haja negociação entre as partes para suspender as atividades penosas e insalubres a que estão submetidos os trabalhadores no apoio ao trabalho de busca e resgate de corpos, o advogado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração de Ferro e Metais Básicos de Brumadinho e Região formalizou proposta emergencial para a Vale que, entre outros pontos, garante a esses trabalhadores as mesmas condições de trabalho dos bombeiros: programa de vacinação, descontaminação, ciclos de descanso e alimentação. A empresa tem até a próxima quarta-feira (17) para se manifestar sobre a proposta.

Durante a audiência, os representantes da Vale concordaram em retirar da chamada “zona quente” os trabalhadores diretos e terceirizados sobreviventes à tragédia. Aqueles que quiserem continuar atuando no trabalho de resgate de vítimas deverão passar ainda por avaliação médica.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link