ALMG - SOU MINAS DEMAIS

Notícias

Presidente afastado da Vale não comparece à CPI de Brumadinho na Assembleia Legislativa

Por Redação, 06/06/2019 às 14:38
atualizado em: 06/06/2019 às 14:56

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

O presidente afastado da Vale, Fábio Schvartsman, não foi à reunião da CPI da tragédia Brumadinho na manhã desta quinta-feira na Assembleia Legislativa. No dia 30 de maio, ele conseguiu na Justiça um habeas corpus que o dispensou da obrigatoriedade de comparecimento. Os advogados do executivo afirmam que ele já colabora com as investigações e já falou a diversas instâncias.

Os deputados ouviram nesta quinta os depoimentos do especialista na construção de barragens Paulo Teixeira da Cruz e do arquiteto e urbanista Paulo Masson, responsável por um estudo de geomonitoramento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após o rompimento. 

De acordo com o deputado André Quintão (PT), relator da CPI, a Vale foi irresponsável em não adotar medidas preventivas pré-rompimento e o silêncio da empresa é mais um sinal de omissão. “Existe aquele ditado ‘quem não deve, não teme’. A ausência de Fábio Schvartsman e também a estratégia de blindagem dos escalões superiores revelam uma intencionalidade da Vale em não responder às suas responsabilidades no rompimento da barragem”.

Quintão afirma ainda que, com todos os depoimentos recolhidos e laudos feitos, a conclusão é de que a liquefação – acúmulo de líquidos –, seja a causa principal do rompimento.

Schvartsman pediu afastamento temporário da mineradora no dia 2 de março deste ano.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Goleiro Bruno Fernandes deixa prisão em Varginha e vai para o regime semiaberto domiciliar: https://t.co/FTL8ueJqQU https://t.co/lrbBBhrago

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Ele deverá trabalhar durante o dia e retornar para casa à noite. Bruno também está proibido de sair de casa entre 20h e 6h, além de frequentar bares e boates.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Desgaste causado pelo clássico na última quarta (17) contra o Cruzeiro, que eliminou o clube da Copa do Brasil, é o que mais preocupa Rodrigo Santana para escalar os melhores...

    Acessar Link