Notícias

Prosa Poética, no programa Tarde Ponto Com, por Mary Arantes: 'Impontualidade à Brasileira'

Por Mary Arantes, 01/08/2019 às 17:27
atualizado em: 01/08/2019 às 17:33

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

É comum no Brasil o uso da expressão “pontualidade britânica” que significa quando a pessoa chega exatamente na hora combinada, sem atrasar nenhum minuto. Os ingleses levam muito a sério a hora marcada e não toleram atrasos. Dizem que o responsável por a tal pontualidade é o relógio londrino, o Big Ben. 

Já no Brasil as pessoas não levam nem um pouco à sério as horas marcadas, e o comum é atrasar. O normal aqui pra quem chega no horário é ter que esperar. Reuniões e palestras são marcadas e só começam quando o último atrasado chega, ou seja, quem atrasa é privilegiado. Está arriscado chegarmos num churrasco que teoricamente começaria ao meio dia, e o churrasqueiro ainda estar limpando a carne e o carvão nem ter sido aceso. É de praxe aqui nos casamentos, marcarem no convite um horário e na verdade o casamento acontecer uma hora depois do marcado, e os convidados que fiquem esperando dar quórum na plateia da igreja.

Pra completar a lambança, criamos aqui uma nomenclatura que não sei te dizer se vale pra outros países do mundo. Vamos lá! Na hora do almoço, o que seria na hora do almoço? Vou passar aí de tardinha? Quanto tempo é de tardinha? E bem cedinho? Pra mim seria antes das 8, pro meu pai, que sempre acordou cedo, por volta das 5 ou 6 da manhã. E antes do almoço? Deus do céu, é muito vago, antes do almoço é tempo que não acaba mais. Domingo aqui em casa por exemplo almoçamos por volta das 3 da tarde. E quando a pessoa fala assim, passo ai depois do almoço! Essa é triste, até perigoso, principalmente no fim de semana. Você acha que é logo depois do almoço e deixa de tirar aquele cochilo gostoso,fica esperando, esperando, esperando, e a pessoa tarda a chegar! E lá se foi a sagrada soneca! 

À tardinha então quase se confunde com à noitinha. A noite também é tempo que não existe, pode ser das 19 às 23, imagino. E quando falam, no hora da janta! É como se a pessoa já estivesse se convidando pro jantar. E tem os que falam, antes da novela, depois do jogo, vai entender! É abrasileirar demais o horário padrão, subestimar por completo, o relógio criado de forma tão complexa, com seus mil mini parafusos e “ trocentas” engrenagens. Só sei que assim nos entendemos com este padrão de horários imprecisos, estapafúrdio, que bagunçam o melhor tic tac do mundo!

Fique atento ao horário da nossa prosa, é sempre às quintas, por volta das 15h20, 15h30... se a Cássia Cristina e o Laureano não falarem muito...


 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link