Notícias

Prosa Poética, no programa Tarde Ponto Com, por Mary Arantes: 'Impontualidade à Brasileira'

Por Mary Arantes, 01/08/2019 às 17:27
atualizado em: 01/08/2019 às 17:33

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

É comum no Brasil o uso da expressão “pontualidade britânica” que significa quando a pessoa chega exatamente na hora combinada, sem atrasar nenhum minuto. Os ingleses levam muito a sério a hora marcada e não toleram atrasos. Dizem que o responsável por a tal pontualidade é o relógio londrino, o Big Ben. 

Já no Brasil as pessoas não levam nem um pouco à sério as horas marcadas, e o comum é atrasar. O normal aqui pra quem chega no horário é ter que esperar. Reuniões e palestras são marcadas e só começam quando o último atrasado chega, ou seja, quem atrasa é privilegiado. Está arriscado chegarmos num churrasco que teoricamente começaria ao meio dia, e o churrasqueiro ainda estar limpando a carne e o carvão nem ter sido aceso. É de praxe aqui nos casamentos, marcarem no convite um horário e na verdade o casamento acontecer uma hora depois do marcado, e os convidados que fiquem esperando dar quórum na plateia da igreja.

Pra completar a lambança, criamos aqui uma nomenclatura que não sei te dizer se vale pra outros países do mundo. Vamos lá! Na hora do almoço, o que seria na hora do almoço? Vou passar aí de tardinha? Quanto tempo é de tardinha? E bem cedinho? Pra mim seria antes das 8, pro meu pai, que sempre acordou cedo, por volta das 5 ou 6 da manhã. E antes do almoço? Deus do céu, é muito vago, antes do almoço é tempo que não acaba mais. Domingo aqui em casa por exemplo almoçamos por volta das 3 da tarde. E quando a pessoa fala assim, passo ai depois do almoço! Essa é triste, até perigoso, principalmente no fim de semana. Você acha que é logo depois do almoço e deixa de tirar aquele cochilo gostoso,fica esperando, esperando, esperando, e a pessoa tarda a chegar! E lá se foi a sagrada soneca! 

À tardinha então quase se confunde com à noitinha. A noite também é tempo que não existe, pode ser das 19 às 23, imagino. E quando falam, no hora da janta! É como se a pessoa já estivesse se convidando pro jantar. E tem os que falam, antes da novela, depois do jogo, vai entender! É abrasileirar demais o horário padrão, subestimar por completo, o relógio criado de forma tão complexa, com seus mil mini parafusos e “ trocentas” engrenagens. Só sei que assim nos entendemos com este padrão de horários imprecisos, estapafúrdio, que bagunçam o melhor tic tac do mundo!

Fique atento ao horário da nossa prosa, é sempre às quintas, por volta das 15h20, 15h30... se a Cássia Cristina e o Laureano não falarem muito...


 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽Time do interior de Pernambuco bateu o Atlético-AC por 3 a 0, na noite desta quinta-feira, jogando em casa.

    Acessar Link